Confira essa seleção de livros que falam sobre natureza
A biodiversidade brasileira é apresentada a partir de cada letra do alfabeto, que revela um animal, planta ou ambiente. O livro também descreve a forma como estão ou vivem no mundo natural, e conta ainda como as lendas indígenas nos revelam mais sobre alguns deles o surgimento de na natureza.
Em Nóstureza, Fernanda Poletto, utiliza da linguagem poética para acessar as infâncias dentro de cada adulto, a autora ressalta que esse é o maior objetivo de sua escrita “Quero, através da poesia, encontrar caminhos para que possamos compreender melhor as crianças, a nós mesmos e a natureza existente no ambiente e, também, dentro de nós”.
Lalau e Laurabeatriz homenageiam algumas das maravilhas do litoral brasileiro no terceiro livro da coleção Bicho-Poema, a primeira de livros infantojuvenis verdes. Mamíferos e quelônios ameaçados de extinção, além de terem inspirado seus versos e traços, são alvo de importantes projetos de conservação da biodiversidade marinha que apoiaram a publicação.
Você sabe diferenciar uma foca de um lobo-marinho? Sabia que o bigode da morsa tem nome? Que as tartarugas marinhas possuem uma bússola interior? Que alguns peixes possuem luz própria? De dentro de um submarino, Raquel Azzari apresenta ao leitor os mais diversos animais que dão vida ao mar.
Este livro traz lendas inspiradas na tradição popular do Brasil, sobretudo de contribuições caboclas, indígenas e africanas. São narrativas que têm vegetais como seu alimento principal, como o milho, o açaí, a mandioca, o inhame e o algodão.
Delicado e sensível, O rio nos encanta, envolve e convida à fantasia e à imaginação, como é característico na prosa poética de Bartolomeu Campos de Queirós. O autor sinaliza o sentido da vida por meio de metáforas que, neste livro, seguem o curso do rio. O texto desta obra é, a um só tempo, prosa e poesia de imagens.
Saíra Sete Cores é um passarinho de cores fortes e vibrantes, que nasce, cresce, encontra um amor e tem seus próprios filhotes. A autora, a psicopedagoga Débora Knittel, descreve em linguagem poética cada etapa da trajetória, relacionando-a aos ciclos da natureza, verão, outono, inverno e primavera. Uma peça para encantar crianças apaixonadas por bichinhos simpáticos como sapos, camaleões e outros seres da Mata Atlântica.
O Brasil é o berço da maior biodiversidade do planeta. Mas, ao mesmo tempo em que, todos os dias, uma enorme variedade de animais se reproduz em nossas florestas e rios, quase na mesma proporção perdemos espécies que são importantes para a harmonia do ecossistema. Neste primeiro volume da Coleção Brasileirinhos, Lalau e Laurabeatriz trazem versos e ilustrações dedicados a algumas das espécies da nossa fauna que estão em risco de extinção.
Neste belo livro de imagens, Nelson Cruz conta a história de uma árvore secular que sobrevive às mudanças impostas a seu entorno através dos tempos, como um testemunho da difícil relação entre a natureza e as construções humanas. A história surgiu de um insight que o autor teve quando fazia o trajeto entre Santa Luzia, onde mora, e Belo Horizonte. No caminho, o olhar do artista recortou, em uma área movimentada e poluída, uma árvore enorme e centenária.
Educador, este livro mostra, de maneira bem prática, possibilidades de organização, ações e investigações em ateliês envolvendo a arte e natureza.